O "Efeito Estrela" é um fenômeno que pode ocorrer no histórico de posições dos rastreáveis quando um dispositivo envia diversas localizações com uma pequena margem de erro. 


Na prática, isso faz parecer que o veículo passou por vários pontos próximos numa mesma região, mesmo quando ele, de fato, estava parado ou se movimentando minimamente num local restrito. No mapa, essas posições se espalham ao redor de um ponto central, criando a ilusão de uma "estrela."

Você pode visualizar o efeito estrela na imagem a seguir:



No caso da imagem acima, as posições não são agrupadas por estarem a uma distância maior da localização real, mas para evitar que o histórico fique confuso e que pareça que o rastreável esteve em vários lugares ao mesmo tempo, aplicamos um filtro de posições. Este filtro agrupa localizações iguais e eventos semelhantes, mostrando apenas uma posição consolidada no histórico.


Assim, você consegue ver uma representação mais fiel da rota e dos movimentos reais do rastreável, sem as “duplicações” causadas pelo Efeito Estrela, garantindo que o histórico reflita com mais precisão o trajeto do veículo e evita informações desnecessárias.